terça-feira, março 14, 2006

Odelmo recua e determina volta de serviço no UAI do Bairro Martins

POLÍTICA
terça-feira, 14 de março de 2006
REPORTER: RICK PARANHOS
FOTOGRAFO: MANOEL SERAFIM


Numa decisão claramente política, o prefeito Odelmo Leão (PP) voltou atrás e determinou o retorno do serviço de pronto-atendimento da Unidade de Atendimento Integrada (UAI) do bairro Martins. O anúncio foi feito pelo vereador Hélio Ferraz (PP) - líder do prefeito - depois que cerca de 60 moradores dos bairros Martins, Osvaldo Resende e Daniel Fonseca compareceram à sessão ordinária de ontem na Câmara Municipal reivindicando a volta do serviço. Diante da pressão, Hélio Ferraz antecipou a informação de que, a partir das 19h de ontem, um médico atenderia aos serviços de clínica médica. "O prefeito Odelmo Leão entendeu que é preciso reavaliar a questão do pronto-atendimento da UAI Martins e por isso vai disponibilizar um médico para atender os moradores a partir de hoje (ontem) à noite", justificou. Disse ainda que serão mantidos os serviços do Centro de Referência da Mulher implantados desde dezembro de 2005.
Segundo informações obtidas na secretaria, o retorno do pronto- atendimento vinha sendo reavaliado pela Administração desde que as manifestações passaram a acontecer com mais freqüência. O assunto, aliás, serviu de ingrediente para os discursos da bancada de oposição na Câmara.
No início da noite de ontem veio a confirmação. Por meio de nota oficial repassada pela Secretaria de Comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, desde as 19h de ontem, dois médicos foram disponibilizados para os atendimentos de clínica médica na UAI Martins. Ainda de acordo com o comunicado, assim que forem realizadas obras de infra-estrutura para garantir à população mais qualidade nos serviços básicos de saúde, o pronto-atendimento da unidade será retomado em sua totalidade (pediatria, traumatologia e clínica médica).
Os moradores estamparam faixas de protestos na galeria do plenário da Câmara que chamaram a atenção dos membros do Poder Legislativo. Frases de efeito como "UAI prefeito, sem pronto- atendimento não tem jeito", "UAI Martins volta imediata do pronto- atendimento" e, ainda, "Saúde da Mulher em todas as UAIs" pressionaram os vereadores e, conseqüentemente, a liderança do prefeito. De acordo com Adélio Moreira Costa, um dos representantes da associação de moradores do bairro Martins, desde dezembro do ano passado a Secretaria de Saúde suspendeu os procedimentos médicos de traumatologia, pediatria e clínica médica, e os pacientes que chegavam à unidade eram encaminhados à UAI do bairro Roosevelt.
Segundo Adélio Moreira, antes de fazer as mudanças, o secretário de Saúde André Luiz Oliveira participou de algumas reuniões com a comunidade para informar sobre a implantação do Centro de Referência da Mulher. "Ele até colheu cerca de 2,5 mil assinaturas em um abaixo-assinado para fazer a implantação, mas não informou que retiraria os serviços do pronto- atendimento", ressalta. Adélio Moreira disse ainda que a população não pode nem deve ficar se deslocando para outros bairros para conseguir um atendimento de emergência que era oferecido na unidade de saúde do próprio bairro. "Quem sofre de pressão alta, que está com um ferimento ou uma criança passando mal não pode ficar correndo de um lado para o outro. Ela precisa ser atendida aqui na UAI do bairro. E é isso que nós queremos", completa.

TITULO ORIGINAL: Odelmo recua e determina volta de serviço em UAI
PAGINA DE ORIGEM:
http://www.jornalcorreio.com.br/v2/noticia_ver.aspx?id=13789&data=14/03/2006

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?