quinta-feira, fevereiro 23, 2006

PERIGO: Trilhos da Ferrovia Centro-Atlântica passa sobre unidade de captação de água do Dmae


Repórter: GLEIDE CORRÊA e MANOEL SERAFIM

A estação de tratamento de água de Sucupira, responsável pelo abastecimento de aproximadamente metade da população de Uberlândia e o setor industrial, vive constantemente sob a ameaça de um acidente ambiental de grandes proporções. Isso ocorre porque os trilhos da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) passam sobre a unidade de captação. O outro fator agravante é que boa parte dos trens que passa pela ferrovia transporta carga tóxica.

Em caso de acidente, o abastecimento vai ficar prejudicado. "Compromete totalmente o fornecimento de água e, como as estações Sucupira e Bom Jardim não são interligadas, pelo menos 50% da população ficará sem água", afirma Rubens de Freitas, diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). E como não há um plano emergencial, as conseqüências são imprevisíveis. "Não sabemos por quanto tempo o dano se estenderia. Podemos imaginar que as conseqüências seriam por um longo período", alerta Rubens de Freitas.

Um levantamento do Ministério Público Federal (MPF), que impetrou na quinta-feira duas ações, civil e criminal, contra a FCA relata que há uma sobrecarga da linha e alta velocidade no trecho em curva que passa sobre a estação de captação. No documento, o MPF é taxativo ao afirmar que "não existe uma manutenção da linha". Uma vistoria realizada pelo Dmae em dezembro do ano passado deu origem a um relatório técnico com análises e fotos que mostram a degradação da linha férrea.

Devido à precariedade da ferrovia que cruza e margeia o Rio Uberabinha e pela proximidade da linha férrea com diversos outros córregos, o MPF pede a alteração do traçado da ferrovia. (veja outras sugestões de medidas nesta página).

Para resolver a situação, a alternativa ideal, conforme aponta Rubens de Freitas, seria o desvio da ferrovia. Ele reconhece, no entanto, que a medida pode demandar um tempo maior em função de ser este um processo judicial. Por isso, no curto prazo, a solução apontada pelo diretor do Dmae é a interligação das estações de Sucupira e Bom Jardim. "Com isso, em caso de emergência, os danos seriam amenizados", opina Rubens de Freitas.

A FCA informou por meio de sua assessoria que a empresa ainda não foi notificada da ação do Ministério Público. Informa ainda que desde que assumiu a operação da malha Centro-Leste tem colocado em prática um plano de investimentos em recuperação da via férrea e que "o Município de Uberlândia está incluído neste plano", informa a nota.

A preocupação é maior por causa do risco constante de acidente como aconteceu em Uberaba em 2003. A população teve que ficar alguns dias sem poder utilizar a água dos córregos que abastecem a cidade. Dezoito vagões da FCA tombaram e 800 toneladas de produtos químicos foram derramadas no solo.

SUGESTÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

- Mudança do traçado da ferrovia
- Troca imediata dos trilhos e dormentes
- Adequação dos vagões para evitar a perda de produtos tóxicos ao longo da linha
- Limitação do número de vagões
- Limitação da velocidade
- Instalação de cabines de controle e vigilância
- Exigência de plano emergencial
- Plano de gerenciamento de risco
- Equipe de prevenção e combate a incêndios
- Instalação de placas de controle de velocidade

FONTE: MPF
Site de Origem: http://www.jornalcorreio.com.br/v2/noticia_ver.aspx?id=13351&data=22/02/2006

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