segunda-feira, janeiro 16, 2006

Representantes da sociedade criam entidade para defender os interesses da população em transporte Público na cidade de Uberlândia


PRISCILLA MUNDIM Repórter
DORIVAL DIAS fotografo

Rodrigo Figueira e Henrique Rodrigues assumiram interinamente a direção da Associação
Organizar os trabalhadores e estudantes que utilizam o transporte coletivo, lutar pelo barateamento da tarifa e reivindicar melhorias no sistema são alguns dos objetivos da Associação dos Usuários de Transporte Público de Uberlândia, fundada no sábado, 14. Na primeira assembléia, os membros da associação aprovaram o estatuto e elegerem uma diretoria provisória que deve atuar até novembro deste ano. O próximo passo, de acordo com os dirigentes é divulgar a entidade, cadastrar os associados e conseguir representatividade para contrapor ou mesmo argumentar as decisões do poder executivo e das duas empresas que possuem a concessão do transporte público na cidade.
O presidente interino da associação, Henrique Rodrigues, conta que cerca de 30 pessoas trabalham há algum tempo para fundar e formalizar a entidade. "Vamos fazer atividades, reuniões, pesquisas e criar ações junto aos usuários, seja nos pontos de ônibus, nos terminais, nas praças ou nos bairros. A associação vai ser a porta de entrada para todos os problemas. Vamos exigir nossos direitos, debater com a Prefeitura, entrar com ações na Justiça e denunciar o sucateamento da frota de Uberlândia. Vamos somar forças para conseguir nossos objetivos", afirma.
O vice-presidente interino da associação e diretor da União dos Estudantes Secundaristas (Uesu), Rodrigo Figueira, ressalta a importância da organização à população. Segundo ele, a frota de ônibus da cidade está sucateada e os novos veículos que chegaram recentemente não atenderam às expectativas da sociedade. "Os carros novos foram colocados em apenas duas linhas, na T 120 e T 121 (terminal Central até o bairro Luizote). Foram medidas ilusórias. Qualquer pessoa é um potencial usuário do transporte público. Mas, sabemos que os mais prejudicados são as comunidades pobres que vivem na periferia da cidade. São pessoas que utilizam freqüentemente os ônibus e que não conseguem reivindicar sozinhos. A associação quer coordenar os trabalhos para representar legalmente todos os uberlandenses", explica.
A nova entidade surgiu com o apoio da ONG Instituto Cidade Futura, da Uesu, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Centro Universitário do Triângulo (Unitri), Associação dos Moradores do Bairro Morumbi, Associação dos Portadores de Lesões Relacionadas ao Trabalho, Comissão Regional de Segurança Alimentar, Associação dos Geógrafos Brasileiros, entre outras organizações.
Os usuários interessados em se cadastrar na entidade devem procurar a sede provisória que fica na avenida Brasil, 1.138, no Centro, em frente à praça Sérgio Pacheco. Informações: 3087-4422.
Diretoria Provisória da Associação dos Usuários do Transporte Público de Uberlândia
Presidente: Henrique Rodrigues
Vice-presidente: Rodrigo Figueira
Secretária: Luciana Márcia Pereira
Diretora de Finanças: Antonina Dias Freitas
Diretora de Cultura e Comunicação:Frank Barroso
Diretora de Relações Institucionais: Daniela Cristina Gonçalves
Diretor de Políticas Urbanas: Selis Luiz Brandão
Titulo Original da reportagem: Associação representará usuários de transporte
Site de origem: http://www.jornalcorreio.com.br/v2/noticia_ver.aspx?id=12470&data=16/01/2006

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?